Quer saber como organizar um workshop pequeno para, no máximo, 30 pessoas? Muita gente tem ideias para produzir eventos, mas acaba batendo cabeça na hora do planejamento. Isso não é à toa. O trabalho de produção requer muita organização e contatos fundamentais para fazer tudo da forma perfeita, conforme planejado. 

Um workshop, por exemplo, pode parecer algo mais simples de produzir, mas, mesmo assim, é preciso muita atenção e seguir alguns passos essenciais para alcançar o sucesso do evento. Quer conferir algumas dicas? Então senta aqui com a gente, que vamos mostrar um miniguia para você se basear. Vamos ? 

O que é e para que serve um workshop? 

Um workshop é um seminário de curta duração, no qual a proposta é reunir pessoas interessadas num mesmo assunto ou atividade e, assim, compartilhar, ensinar e praticar técnicas e saberes sobre aquilo. Esses eventos trazem benefícios à empresa e aos participantes. Entre eles, podemos citar alguns: 

  • posicionamento da empresa; 
  • fortalecimento da marca; 
  • maior visibilidade da empresa perante o público;
  • relacionamento com os participantes
  • integração de equipes.    

Como organizar um workshop pequeno? 

Aqui, preparamos um pequeno passo a passo de como organizar um workshop pequeno, mostrando as etapas mais importantes a serem levadas em consideração em sua produção. Confira abaixo!

1. Escolha um tema importante 

O primeiro passo para organizar um workshop é definir um tema que cative e suscite o interesse do público. É importante lembrar que não se trata de um curso e que é preciso pensar em atividades práticas, pertinentes ao assunto abordado. Dê preferência a tendências mais atualizadas e busque sempre focar em temas mais específicos em vez de tratar de algo muito amplo.  

Por exemplo, um workshop de fotografia, simplesmente, pode ficar muito vago.  um de fotografia de casamento, de pet, de gestante, de viagens etc., podem ser mais atraentes e fáceis de definir um público-alvo. 

2. Defina o público 

Bom, depois da primeira dica de como organizar um workshop pequeno, é hora de estudar o público escolhido. Para isso, busque por informações como a faixa etária, estilo de vida, orientação sexual, região, gostos e desejos e comece a preparar um material de divulgação adequado, além de definir uma programação coerente. 

3. Escolha um lugar ideal 

A escolha do lugar para o workshop é fundamental para o sucesso do evento  isso não precisa ficar limitado a centros de convenções ou salas fechadas, muito pelo contrário! Inove e defina um espaço diferente, em que os participantes se sintam à vontade e se surpreendam com os ambientes.

Quer uma dica? Que tal um hostel descolado, com jardim e bar para um coffee break diferente? Perfeito, não é mesmo? 

4. Divulgue seu workshop 

Depois de tudo definido, é hora de convidar os potenciais participantes. É preciso muito cuidado para se comunicar e evitar se tornar algo chato e desagradável. As redes sociais são grandes aliadas e podem ser excelentes para a divulgação. Abuse na criatividade para arte do evento e detalhe as informações na descrição, sempre focando na linguagem ideal.  

Crie hashtags, promoções e sorteios, conte com a ajuda de aplicativos e sites para divulgar e não esqueça de tirar dúvidas e interagir com o público nessa etapa. 

5. Capriche na estrutura 

Além da estrutura do local escolhido, você deve caprichar nas apresentações e na recepção do público. Nada de pranchetas! Invista no moderno, com tablets ou smartphones para acompanhar a programação. O audiovisual também precisa ser impecável, com vídeos cativantes e bem produzidos, sem contar no áudio de boa qualidade.  

Outros diferenciais também podem ser trabalhados, como transmissões ao vivo, filmagem aérea, entre outros. Você deve precisa impactar, fugir dos padrões e garantir o conforto das pessoas. 

Essas são algumas dicas importantes de como organizar um workshop pequeno. Não é preciso investir milhares de reais ou ter ideais mirabolantes para atingir o sucesso. Com um lugar perfeito, uma equipe dedicada e uma pitada de criatividade, você transforma a sua produção em um grande evento. 

Está em São Paulo e procura um espaço perfeito para suas produções pequenas? Entre em contato conosco e descubra como o We Hostel pode ser o seu local ideal!

Autor

Escreva um comentário

Share This