“Um sonho que se sonha só é só um sonho que se sonha só, mas sonho que se sonha junto é realidade”. A canção do Raul Seixas já virou um clichê, não é mesmo? Só que sua mensagem ainda faz muito sentido, principalmente em um momento em que estamos todos conectados. Juntos podemos fazer muitas coisas, inclusive, tirar um planejamento do papel. Como? Por meio do crowdfunding para eventos.

É muito provável, já que você está lendo estas palavras, que você tenha em mente um evento incrível. No entanto, pode ser que não tenha os recursos financeiros suficientes para colocá-lo em prática, certo? Pois bem, o crowdfunding para eventos é uma solução. Isso porque, basicamente, ele pode ser explicado como um grupo de pessoas que se ajudam para concretizar algo.

Afinal, como funciona o crowdfunding?

Imagine que você queira promover uma festa entre amigos, mas não pode bancar tudo sozinho. Você teria a opção de ceder a sua casa para receber o pessoal e pedir para cada um levar algo. O crowdfunding funciona também por meio do mesmo princípio de colaboração. Só que as pessoas não serão, necessariamente, seus amigos, mas pessoas que tenham algum tipo de interesse no seu evento.

Por meio de uma plataforma online, elas terão acesso ao seu projeto e poderão colaborar com alguma quantia em dinheiro. Como agradecimento, você pode oferecer algum tipo de recompensa, como brindes personalizados.

Se você chegou neste ponto do texto, é possível que esteja ansioso para entender como colocar isso em prática. Então, vamos ao passo a passo para viabilizar o crowdfunding para eventos.

Como utilizar o crowdfunding para eventos?

Faça um projeto criativo

É importante que ele seja criativo, bem escrito e conte com design atrativo, para que as pessoas possam entender e realmente se empolgar com a sua ideia.

Você precisa explicar exatamente do que se trata o evento, mostrar a relevância dele e, de forma sútil, tentar convencer a pessoa a aderir ao financiamento. Lembre-se de ter em mente exatamente quem é o público-alvo, pois isso ajudará a estruturar toda a campanha, desde definir o tipo de comunicação até qual brinde será entregue.

Escolha uma plataforma para lançar o projeto

Atualmente, há diversas plataformas online de financiamento coletivo. Algumas opções como: Catarse, Vakinha, Benfeitoria, entre outras. Para saber qual atende a sua necessidade, será necessário pesquisar com cuidado.

Há plataformas, por exemplo, que cobram taxas, outras que se a meta não for atingida devolvem o dinheiro para os investidores. Por isso, novamente, pesquise bastante e veja qual será a melhor para a sua campanha.

Faça uma boa divulgação

Não espere que alguém note o seu projeto, seja notado. A divulgação é o caminho mais eficiente para isso. Trabalhe técnicas de designer para fazer a divulgação nas redes sociais, produza conteúdo criativo, publique em grupos do Facebook e, se for necessário, até produza release para divulgar em blogs que tenham interesse no seu evento.

Ofereça recompensas aos investidores

A recompensa é uma forma de demonstrar gratidão e também criar um laço emocional com o seu investidor. Desta forma, você pode pensar em oferecer brindes que estejam alinhados com a proposta do evento. Por exemplo, supondo que o evento seja sobre tecnologia. Você pode recompensar os investidores com pendrive, carregador portátil, entre outros.

Para finalizar, é bom ressaltar que o espírito do crowdfunding para eventos está na coletividade. Sendo assim, a comunicação faz parte do sucesso do financiamento.

O que acha de já começar a colocar em prática uma boa interação? Compartilhe este texto em suas redes sociais e pergunte aos seus amigos se eles topariam participar do seu financiamento.

Autor

Escreva um comentário

Share This