O checklist para preparação de um evento não passa só pela escolha de um local, decoração, buffet e lista de convidados. É que mesmo depois de tudo isso ainda faltará a cereja do bolo: a música!  

Pensando nisso, preparamos este post com tudo o que você precisa saber sobre música para eventos. Agora, é só conferir o post e liberar o DJ que há em você! Vamos lá?

O que levar em consideração para escolher as músicas?

Fazer a seleção de música para eventos não se trata só de escolher as suas canções favoritas e colocá-las para tocar. Assim como o restante da festa, a música deve ser planejada e ser parte de um todo. Dessa forma, leve em consideração os seguintes pontos:

Tipo de evento e nível de formalidade

Cada gênero musical se relaciona mais com um tipo de evento. O piano clássico, por exemplo, passa mais a impressão de seriedade. Por isso, pode ser uma boa opção para um jantar formal.

Assim, levando isso em consideração, a dica é que você escolha gênero musical que melhor se adequará ao seu estilo de evento, antes mesmo de escolher as músicas. Outro ponto importante é a hora do evento — músicas de fundo baixa e mais diurnas caem bem para o almoço, em que os convidados vão se comunicar. Já as mais altas podem ser usadas em festas mais informais à noite.

Preferências do público

Agora, é hora de pensar naqueles que vão fazer o evento acontecer: os convidados! Para isso, leve em consideração informações como o contexto cultural, geográfico e idade do seu público.

O ideal é que os participantes do evento se identifiquem com a música, então pense o que será mais adequado para o dia: uma banda, um DJ, ou uma playlist personalizada? Com essas respostas, você poderá dar início a escolha das músicas e dos profissionais contratados.

Local

A localização do seu evento oferecerá boa qualidade de som? Todos os participantes serão capazes de ouvir a música, por exemplo? Há espaço para a configuração de todos os equipamentos técnicos? Pense nesses pontos com muito cuidado. Afinal de contas, não há nada pior do que descobrir durante os últimos preparativos que a banda não tem saídas suficientes para seus equipamentos, ou que a acústica não será suficiente.

Como montar uma playlist?

Agora que você já sabe alguns pontos a serem levados em consideração, é hora de montar a playlist perfeita! Preparado?

Prepare suas escolhas

Como mencionamos, escolha primeiramente o gênero musical, pois isso guiará suas decisões mais facilmente. Depois, pense se há algum pedido especial por parte do público. Depois, una isso às informações citadas no início do texto (contexto cultural, geográfico e idade do seu público) para começar a escolher as músicas que os farão cantar e dançar muito!

Conte com a ajuda dos convidados

Além de tudo isso, você também pode pedir a ajuda dos convidados para escolher as músicas em caso de eventos menores. Pode criar enquetes no evento do Facebook, por exemplo, uma playlist compartilhada no Spotify, ou mesmo usar o app Vitrola, que permite que quem esteja na “Vitrola Zone”, ou seja, o local do evento, conecte-se à lista de reprodução e adicione uma música.

Viu só? Com algumas informações essenciais, não é muito complicado organizar a parte musical de uma celebração. E, seguindo as dicas acima, não só a música será memorável, mas também todo o seu evento!

E que tal entrar no clima da música para eventos escutando algumas playlists bem legais? Siga a gente no Spotify e acompanhe nossas seleções!

Autor

Escreva um comentário

Share This