Você já tem o local perfeito para fazer seu evento, já definiu as atrações, o tema e também como será a decoração. Mas, se está aqui lendo este conteúdo, é provável que ainda não saiba quais comidinhas escolher para que tudo se encaixe perfeitamente.

Mas o que você deve saber é que para cada festa há uma alternativa indicada de cardápio — e fazer a opção correta é essencial para o sucesso do evento. Quer saber mais sobre como escolher um menu para eventos? Confira nossas dicas!

1. Atente ao tipo e horário do evento

A festa será realizada durante o dia ou à noite? E em qual estação: inverno ou verão? O espaço é fechado ou aberto? Levando essas perguntas em consideração, você tomará decisões mais acertadas. Isso porque servir uma comida fria em um dia de temperatura mais baixa pode não ser a melhor opção, e o mesmo vale para uma comida quente em dias de verão.

A questão do espaço também é de extrema importância, já que algumas comidas podem esfriar rápido demais etc. Então, analise todos esses pontos antes de tomar qualquer decisão!

2. Considere o perfil dos convidados

Qual é a faixa etária dos participantes da sua festa? Quais as suas preferências? São pessoas que comem em restaurantes ou preferem fast food? Há vegetarianos com presença confirmada? E alérgicos a algum tipo de alimento?

Pense em todas essas questões antes de decidir o menu. Assim, agradará a maior parte dos convidados!

3. Ofereça opções variadas

Sempre pense em um cardápio variado. Em eventos que começam pela manhã, por exemplo, comidas de coffee break são boas escolhas: pães variados, bolos, biscoitos, iogurtes, chás, café, leite, torradas, panquecas… Deixe a imaginação fluir e aposte na criatividade!

Já para eventos no horário de almoço, pense em saladas, massas e alternativas de carnes vermelhas e brancas. Além disso, pense em uma sobremesa para finalizar o menu.

Para a noite, as opções são ainda mais variadas: se a festa for informal, você pode oferecer lanchinhos como cachorro-quente, salgadinhos, docinhos e fritas.

Dá para contar também com a tendência finger food, em que os convidados podem “beliscar” enquanto dançam e conversam. Para isso, conte com mini hambúrgueres, pedaços de frango no palito, fritas etc. Por outro lado, se o evento for formal, uma ideia é apresentar os pratos de forma mais gourmet.

4. Não se esqueça das bebidas

Por último, mas não menos importante, as bebidas! Assim como nas opções de comer, leve em consideração o perfil dos convidados para escolher o que será servido na festa.

E, para maior conveniência dos participantes, considere ter um bar no evento. Assim, cada um terá a liberdade de fazer a sua escolha — e isso também pode incluir uma carta de drinks!

Viu só? Com o planejamento certo, você não só conseguirá agradar os convidados, mas também causará neles uma ótima impressão sobre a sua festa — afinal de contas, a memória gustativa é capaz de trazer ótimas lembranças!

E, se você gostou deste post sobre menu para eventos, siga a gente nas redes sociais e receba, em sua timeline, mais dicas para organizar festas inesquecíveis! Estamos no Facebook, Instagram e Spotify!

Autor

Escreva um comentário

Share This